GD solar atinge 7 GW de potência instalada no Brasil

Energia Solar | Rio de Janeiro

GD solar atinge 7 GW de potência instalada no Brasil

Modalidade registrou 2,22 GW adicionados ao sistema de compensação somente em 2021 

A geração distribuída (GD) solar atingiu nesta sexta-feira (1°) a marca de 7 GW de potência operacional no Brasil. É o que aponta um levantamento realizado pelo Canal Solar, com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

Os números apenas reforçam o crescimento exponencial que a fonte vem registrando no país. Em nove meses, o segmento saltou de 4,78 GW, no dia 1º de janeiro, para os atuais 7 GW de potência instalada, o que representa um crescimento de mais de 45% entre os dois períodos.

O estado líder em geração segue sendo Minas Gerais, com cerca de 1,3 GW solar, seguido por São Paulo (884 MW), Rio Grande do Sul (845 MW), Mato Grosso (534 MW) e Paraná (382 MW) nas cinco primeiras posições.

Já entre as classes de consumo, a residencial é a que conta com maior potência instalada, com 2,91 GW, seguida pela comercial (2,48 GW), rural (952 MW) e industrial (553 MW). Já os sistemas utilizados em prédios do poder público e para iluminação de ruas e avenidas correspondem juntos a pouco mais de 90 MW. 

Os dados da ANEEL mostram ainda que o setor solar também contabiliza mais de 613,2 mil unidades de GD introduzidas ao sistema de compensação, o que representa um aumento de mais de 85% na comparação com os números do mês de setembro do ano passado (330 mil unidades). 

De acordo com Carlos Evangelista, presidente da ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída), a expectativa para os próximos anos é que o setor de energia solar continue crescendo de maneira exponencial. Para ele, inclusive, a tendência é que a geração fotovoltaica solar ultrapasse os 8 GW de potência instalada até o final de 2021. 

“O mercado está se instalando por volta de 350 MW por mês e isso acontece por vários motivos. O primeiro é porque a energia elétrica está bastante cara e quanto mais cara fica, maior é o tempo de retorno do investimento de geração distribuída. E, o segundo, é por causa da aprovação do PL 5829 na Câmara dos Deputados, que estimulou os investidores”, disse ele. 

Para André Gellers, Country Manager da fabricante de inversores solares SMA, os números devem ser comemorados, tendo em vista que a perspectiva para os próximos anos é cada vez mais animadora. “Quando conheci, em 2002, a energia solar fotovoltaica, fiquei imaginando o potencial de transformação para o nosso Brasil. Hoje, com a marca de 7 GW de GD instalados, somos nós os formadores dos sonhos, promovendo educação, trabalho, negócios, renda e sustentabilidade”, disse ele. 

Fonte: https://canalsolar.com.br/gd-solar-atinge-7-gw-de-potencia-instalada-no-brasil/

Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat